Quantidade de Páginas visitadas

Formação em ação


Colégio Estadual do Campo Tancredo Neves – Ensino Fundamental e Médio



Resumo: Enfrentamento da violência






RESUMO

Tudo o que acontece no interior escola, suas práticas de violência e de cuidado, suas relações interpessoais e transgressões tem conexão com o dado social. Ela reproduz o que é gerado na sociedade.

A violência caracteriza-se pela desigualdade social, política, econômica e cultural, como o desemprego, a miséria, a fome e a carência de serviços públicos.



A violência física é o uso da força física de forma intencional, não acidental, sendo geralmente os pais, ou responsáveis, que machucam sem a intenção de fazê-lo, às vezes deixando marcas evidentes até levando a morte.



A violência psicológica são palavras ou ações que ocorrem quando há xingamentos, rejeição ou isolamentos.



A violência sexual acontece quando uma pessoa em situação de poder, obriga outra pessoa a realização de práticas sexuais, por meio de: sedução, aliciamento, intimidação.



Na exploração sexual há a intenção de lucro financeiro ou qualquer outra espécie.



A violência escolar ocorre entre os estudantes e professores e contra a escola é definida pelas manifestações contra o patrimônio, pichações, depredações, bombas no banheiro, revela-se também na discriminação e preconceito por sexo, raça, padrões de beleza etc...



O Bullyng é estratégias de intimidação do outro que ressaltam em práticas violentas por grupos ou indivíduos, podendo ser verbal ou físico.



Ciberbullyng ocorre por meio virtual sendo: e-mail, através de fotos, MSN e redes sociais.



O sexting é trocas de mensagens via celular com publicação de fotos.



Flaming são publicações de discussões em salas de bate-papo entre adolescentes e crianças.



A indisciplina
Em primeiro lugar deve ser analisada pela equipe pedagógica e administrativa, em segundo aciona-se a rede de proteção e por último é encaminhado ao Conselho Tutelar



Ato infracional
O ato infracional é a conduta descrita na lei como crime praticado por crianças.



O que são as redes: As redes são tecidos sociais que se articulam em torno de objetivos e focos de ação comuns partilhadas em coletividade.


As decisões e os conflitos são resolvidos democraticamente e previnem a violência.


Na constituição federal de 1988 no art.227 diz que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente e ao jovem, o direito a vida, a saúde, à alimentação, a educação ao lazer, a profissão, a cultura, a dignidade, ao respeito, a liberdade e a convivência familiar colocando-o a salvo de toda discussão, violência, crueldade e opressão.












Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito